quinta-feira, 17 de abril de 2014

Glasgow

12/02/2014


Depois do nosso maravilhoso café da manha, fomos andando até a estação de ônibus, na St Andrew Square, onde pegamos o ônibus pra Glasgow. Pagamos 10 pounds na passagem ida e volta e a viagem durou cerca de 1hora. Muitas pessoas falam mal de Glasgow, dizendo que a cidade é feia, cinza e suja, e que não há nada de interessante pra fazer lá, mesmo assim resolvi conferir.  
O garçom do hotel havia me dito que se os esquimós conhecem 1000 tons de branco, os escoceses conhecem 1000 palavras pra chuva. Sim, na escócia chove bastante, e dei sorte em Edimburgo mas em Glasgow a sorte acabou. Era um dia cinza e frio e choveu exatamente o dia todo desde o momento que colocamos os pés na cidade até a hora de ir embora. O ônibus nos deixou na Buchanam Bus Station e de lá foram só uns minutinhos andando até a Buchanan Street que é provavelmente a mais bonita avenida de Glasgow, uma avenida só pra pedestres e bem movimentada. 

Buchanam Street


Buchanam Street

Buchanam Street

Seguimos pela Buchanam Street até estarmos próximos a George Square, que é meio paralela a
Buchanan. Não achamos nada demais na praça, apesar de haver prédios importantes e imponentes lá como o Glasgow City Chambers. Seguimos, então, andando pela Queen Street e em menos de 5 minutos chegamos até a Gallery of Modern Art, cuja entrada é gratuita.
Visitamos a galeria que fica numa praça bem bonitinha chamada Royal Exchange Square e que dá de volta na Buchanam.
Geroge Square

Galeria de Arte Moderna

 Nesse momento a chuva apertou e a Suzanny desistiu
indo buscar abrigo num shopping. Eu continuei por mais uns momentos até o fim da Buchanan Street próximo a estação central, mas ai não teve jeito e a chuva apertou muito e dessa vez foi minha vez de buscar abrigo em um shopping. Fiquei lá algum tempo até a chuva dar uma trégua e já tava bem desanimada com a cidade quando pensei que era um absurdo vir a uma nova cidade e passar o dia num shopping. 



Nisso a chuva deu um alivio e peguei o longo caminho andando até a famosa Catedral de Glasgow cuja entrada é gratuita também.
A Catedral é enorme e bem impressionante, mais por fora do que por dentro. Ao lado da Catedral fica o Necropolis que é um cemitério vitoriano da burguesia da época e é cheio de monumentos. Como ele fica numa especie de monte, dizem q é agradável subir o monte mas eu só fiquei na parte planaporque a chuva e o frio não estavam nada agradáveis. Do Necropolis voltei andando em direção a Buchanan Street e dessa vez peguei a direção contrária a catedral, indo a Glasgow School of Modern Art. Creio que deveria ter feito a visita guiada pois sozinha é bem difícil apreciar alguma coisa, mas já estava tarde e não havia mais visitas guiadas.
Catedral de Glasgow

Catedral de Glasgow

Catedral de Glasgow

Necrópolis

Necrópolis

 Retornei então, cansada e desani a estacão de ônibus pra encontrar a Suzanny e pegar o ônibus de volta a Edimburgo. É, não foi dessa vez Glasgow.


Nenhum comentário:

Postar um comentário